O Brasil vem retomando, pouco a pouco, seu patamar como um dos Países de maior interesse dos mercados estrangeiros para investimentos e negócios. Em 2022, o País voltou para a lista das 10 maiores economias mundiais, ocupando a nona posição.
As exportações de produtos como o minério de aço, a carne e a soja foram importantes para trazer este retorno do País à lista das nações que mais interessam aos olhos de investidores estrangeiros e levam o comércio exterior brasileiro a conquistar recordes significativos.
Estas exportações foram positivamente afetadas pela insegurança econômica causada pela Guerra entre Rússia e Ucrânia, já que nações que antes compravam este tipo de commodity destes países, tiveram que buscar por outros fornecedores.
Mas afinal, quais são os Países com quem o Brasil mais realiza negócios comerciais atualmente?
Rotas de Importação
Os 3 países dos quais o Brasil mais importa são, respectivamente, China, Estados Unidos e Alemanha. Assim, as rotas que envolvem estes 3 países são as mais utilizadas para a importação de produtos pelo Brasil.
Recentemente, o governo abriu importantes negociações com todos eles, mas especialmente com China e Estados Unidos. O Acordo entre Mercosul e União Europeia, em fase de revisão, também promete mexer bastante com estes números, já que deve oferecer condições para que os blocos importem e exportem mais entre si.
Pode-se incluir também a Argentina na lista de importantes parceiros comerciais do Brasil que têm recebido um olhar especial do governo com relação a acordos e tratados.
Confira abaixo quais os Países de quem o Brasil mais importa, e quais os produtos mais importados em cada um destes países.
- China: componentes eletrônicos;
- Estados Unidos: óleos combustíveis e medicamentos;
- Alemanha: medicamentos e peças de veículos;
- Argentina: veículos de carga;
- Coreia do Sul: circuitos eletrônicos;
- México: automóveis;
- Itália: medicamentos e peças de veículos;
- França: medicamentos e inseticidas;
- Japão: peças de veículos;
- Chile: cobre e minério de cobre.
Vale mencionar também os Países que mais importam do Brasil, sendo os 3 primeiros da lista a China, com 22,6% de participação, os países da União Europeia, como Holanda, Alemanha, França e Espanha, com 16,2% de participação, e os Estados Unidos, com 18,8% de participação.
Rotas de Exportação
Por outro lado, o Brasil tem conseguido também manter seu nível de exportações acima do de importações nos anos recentes, garantindo uma balança comercial favorável, em superávit.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), as exportações de 2022 alcançaram US$ 335 bilhões, representando o maior valor da série histórica, com um crescimento de 19,3% na média diária exportada em relação a 2021.
O preço dos bens exportados se expandiu em 13,6% e o volume embarcado aumentou 5,5%.
Os 5 Países para os quais o Brasil mais exporta atualmente são:
– China: 28,1% das exportações
– Estados Unidos: 13,2% das exportações
– Holanda: 4,49% das exportações
– Argentina: 4,34% das exportações
– Japão: 2,41% das exportações
Os produtos mais exportados para estes Países, e que representaram mais de 50% de todo o valor de produtos exportados pelo Brasil em 2022, foram:
- Soja;
- Óleos brutos e óleos combustíveis de petróleo;
- Minérios de ferro e seus concentrados;
- Milho não moído, exceto milho doce;
- Carne bovina fresca, refrigerada ou congelada;
- Carnes de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas;
- Açúcares e melaços;
- Farelos de soja e outros alimentos para animais;
- Café não torrado.
Cabe destacar ainda produtos como lingotes e outras formas primárias de ferro ou aço, obras de ferro ou aço e outros artigos de metais comuns; aeronaves e outros equipamentos, incluindo suas partes, plataformas, embarcações e outras estruturas flutuantes, e automóveis de passageiros, partes e acessórios de veículos automotivos.
Principais modais
E por quais modais estas cargas costumam circular? Bom, dentro do Brasil, o modal rodoviário responde por mais de 60% dos transportes realizados. Porém, quando olhamos para os processos de importação e exportação, ele é apenas uma das partes do transporte, que acontece, em sua maior parte e em seus maiores trechos, pelo modal marítimo que conecta os países e portos.
Na exportação, os modais são utilizados da seguinte forma, segundo dados da Pesquisa “Desafios à Competitividade das Exportações Brasileiras”, realizada pela CNI em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV):
- Modal marítimo: 57,4%
- Modal aéreo: 23,2%
- Modal rodoviário: 18,7%
- Modal fluvial: 0,6%
Quando levamos em consideração que mais de 90% das importações e exportações são realizadas via transporte marítimo, é importante olharmos para quais são os maiores portos brasileiros, e por onde escoa toda a nossa produção. Confira abaixo quais são os 10 maiores portos brasileiros:
- Porto de Santos, em São Paulo;
- Porto de Paranaguá, no Paraná;
- Porto de Navegantes, em Santa Catarina;
- Porto do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro;
- Porto de Manaus, em Manaus;
- Porto de Itapoá, em Santa Catarina;
- Porto de Vitória, no Espírito Santo;
- Porto de Suape, em Pernambuco;
- Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul;
- Porto de Itajaí, em Santa Catarina.
Agora que você já conhece quais são os principais parceiros comerciais do Brasil para a exportação e a importação, que tal começar a realizar suas operações com mais eficácia, transparência e previsibilidade? Conte com a gente!