Veja como se beneficiar dos acordos comerciais para suas operações de importação e exportação

Categoria:
Tributos

O Brasil fez vários acordos comerciais em 2023, buscando ampliar a sua participação no mercado global e diversificar a sua pauta exportadora.

Neste post vamos relembrar os principais deles para pautar seus negócios este ano. Vamos lá:

Mercosul e União Europeia: após mais de 20 anos de negociações, o acordo foi finalmente concluído em dezembro de 2023, com a resolução das questões pendentes sobre o meio ambiente e as sanções. O acordo prevê a eliminação de tarifas para mais de 90% do comércio entre os blocos, além de facilitar o acesso a serviços, compras públicas, propriedade intelectual e cooperação em diversas áreas1.

Mercosul e EFTA: o acordo com a Associação Europeia de Livre Comércio, que reúne Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein, foi assinado em agosto de 2023, após quatro anos de negociações. O acordo abrange temas como acesso a mercados, regras de origem, facilitação de comércio, medidas sanitárias e fitossanitárias, barreiras técnicas ao comércio, defesa comercial, serviços, investimentos, compras governamentais, propriedade intelectual, concorrência, desenvolvimento sustentável, entre outros.

Canadá: as negociações entre os blocos avançaram significativamente em 2023, com a realização de seis rodadas de diálogo. O acordo visa reduzir as tarifas e as barreiras não tarifárias, além de promover a cooperação em áreas como meio ambiente, direitos humanos, povos indígenas, pequenas e médias empresas, entre outras.

Singapura: o acordo com o país asiático foi concluído em outubro de 2023, após três anos de negociações. O acordo abrange o comércio de bens, serviços, investimentos, compras governamentais, facilitação de comércio, cooperação aduaneira, propriedade intelectual, comércio eletrônico, entre outros. O acordo deve beneficiar especialmente os setores de carne bovina, frango, suco de laranja, café, açúcar, etanol, couro, calçados e cosméticos do Brasil.

Indonésia: as negociações entre os blocos foram iniciadas em novembro de 2023, com a primeira rodada de diálogo. O acordo visa aumentar o fluxo comercial entre os países, que atualmente é baixo, e explorar as complementaridades entre as economias. O Brasil tem interesse em exportar produtos como carne bovina, frango, milho, soja, algodão, madeira, celulose, máquinas, veículos, entre outros, para a Indonésia.

Vietnã: as negociações entre os blocos foram retomadas em dezembro de 2023 e o acordo visa ampliar o comércio entre os países, que já cresceu mais de 10 vezes nos últimos 10 anos. O Brasil tem interesse em exportar produtos como carne bovina, frango, café, açúcar, etanol, milho, soja, algodão, madeira, celulose, couro, calçados, cosméticos, medicamentos, equipamentos médicos, máquinas, veículos, aviões, entre outros, para o Vietnã.

Esses são alguns dos acordos comerciais que o Brasil fez em 2023 que devem trazer benefícios como, por exemplo, a redução de custos, o aumento da competitividade, a diversificação de mercados, a atração de investimentos e a geração de empregos.

Para acelerar suas operações internacionais e trabalhar de forma mais assertiva e ágil, conte com a nossa equipe:  (11) 3281.6911 | +55 11 99911-0960.

Gostou do post? Compartilhe-o agora em suas redes sociais!

Pesquisar

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Categorias

Últimas publicações

  • All Post
  • Tributos

Quer uma solução rápida e eficiente para seus processos de comércio exterior?

Entre em contato conosco pelo WhatsApp e fale diretamente com nossos especialistas

Unidades

Otimize sua operação de importação e exportação – Conte com a expertise da Tax & Trading para simplificar seus processos agora mesmo!

 Copyright © 2023 Tax & Trading Solutions

FALE CONOSCO
FALE CONOSCO
Como podemos ajudar a simplificar seus processos de comércio exterior?